• (11) 2131-4800/4123-3100 | SCPC: 08007074024 / 08007774024

CONSULTAS ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

Seminário de apoio à internacionalização aponta facilidades para empresas brasileiras investirem na Espanha

Evento realizado na sede da ACISBEC reuniu cerca de 200 empresários

Programa de treinamento de seis meses em Madri ou Barcelona, mão de obra qualificada com baixos custos, logística e infraestrutura atraentes foram algumas das vantagens oferecidas por executivos espanhóis para empresas brasileiras investirem ou exportarem para o mercado espanhol. A apresentação foi realizada durante o seminário Espanha como destino e porta de entrada para a Europa, África e Ásia, realizado na manhã desta quarta-feira (22) na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).

O evento foi promovido pela ACISBEC, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Sebrae regional e o escritório comercial da Embaixada da Espanha. O encontro teve a participação de cerca de 200 pessoas e contou com a presença de autoridades locais. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo, Hiroyuki Minami, representou o prefeito na cerimônia.

Valter Moura, presidente da ACISBEC, falou durante seu discurso de abertura sobre a importância do evento para as empresas brasileiras, mas também destacou para os representantes espanhóis o potencial econômico da região do ABC, especialmente São Bernardo do Campo, como importante polo de atração para companhias de países da Europa.

“É preciso deixar a crise de lado e trabalhar para estimular ainda mais as atividades econômicas. Com trabalho e criatividade vamos sair dela. Por isso, estamos fazendo este evento porque acreditamos na retomada e o mercado já dá sinais positivos com a queda da inflação e dos juros. Este evento vai abrir oportunidades de negócios e estamos aqui para ajudar aqueles que tiverem interesse”, disse.

Assim como o mercado europeu pode atrair empresas brasileiras, o inverso também pode acontecer, principalmente em São Bernardo do Campo, pelo seu perfil econômico. “Cerca de 30% das empresas instaladas na região do ABC estão em São Bernardo, contabilizando 80 mil empresas, sendo 10 mil do setor industrial e 24 mil de comércio e serviços. Em todas as sete cidades são 250 mil empresas”, afirmou Moura.

Negócios - Durante o seminário, os executivos apresentaram as vantagens econômicas e geográficas características do mercado, apoios, subsídios e incentivos oferecidos pelo governo espanhol às empresas brasileiras e aos empreendedores que tenham interesse na internacionalização utilizando a Espanha como entrada para Europa e África.

De acordo com Alejandro Gomez, diretor do Escritório de promoção de Negócios do Gobierno Vasco no Brasil, o país Basco é um ótimo local para as empresas que desejam se posicionar na Europa, especialmente nos segmentos metalúrgico, aeronáutico, energia e máquinas industriais, com ênfase no setor de automação. “80% da produção de peças e serviços para carros na Espanha é feita no País Basco, um ótimo local para empresas que desejam se posicionar na Europa”, disse Gomez.

Ana Fornells, conselheira econômica e comercial da Embaixada da Espanha, apresentou o Rising Startup, um programa especial para startups estrangeiras que tenham interesse em passar seis meses em Madri ou Barcelona, com espaço de coworking e networking gratuitos.

“Temos muitas informações para atrair empresas brasileiras relacionadas ao aspecto fiscal e tributário no mercado e seguro de crédito. A internacionalização é importante para sair da crise. Não podemos colocar todos os ovos numa cesta, apenas. Valer considerar que toda Europa teve 72 milhões de turistas em 2016 e 500 milhões de habitantes, que são potenciais consumidores e com uma boa renda per capta. Além de tudo, a Espanha é uma plataforma para negociar impostos com países da América Latina e África. São ótimos acordos que evitam que a empresa pague impostos duas vezes por uma mesma atividade”, ressaltou Ana.

Segundo a executiva, outra vantagem para investimento na Espanha é o baixo custo da mão de obra, abaixo da média europeia.  “Nossa mão de obra é muito qualificada, com nível acima da Alemanha e Itália. Temos as melhores universidades públicas e privadas e na área de tecnologia contamos com 80 parques tecnológicos. Também temos uma burocracia menos complicada que outros países”, disse.

Sobre a infraestrutura, Ana disse ser vantajosa para a movimentação de mercadorias em função do transporte marítimo, aeroportos, além de o idioma não ser difícil.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros. O salão nobre, na cobertura, tem capacidade para 150 pessoas. A entidade é uma das que possui maior espaço edificado entre as associações comerciais do Brasil.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Atendimento à Imprensa

Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia@atualimagemcomunicacao.com.br

Isadora Climaco | (11) 97354-8523
isadora@atualimagemcomunicacao.com.br

Acesse: www.atualimagemcomunicacao.com.br
Facebook.com/atualimagem
Março/2017




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo
Rua do Imperador, 14 - São Bernardo do Campo - 09770-320 - SP - acisbec@acisbec.com.br
(11) 2131-4800 / 4123-3100
Imagem