• (11) 2131-4800/4123-3100 | SCPC: 08007074024 / 08007774024

CONSULTAS ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

ACISBEC sedia evento sobre inclusão no mercado de trabalho

Carolina Ignarra, da Talento Incluir, destacou a Lei de Cotas e a importância da inclusão de portadores com deficiência

A importância de as empresas incluírem pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho foi o destaque de evento realizado na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) na manhã desta terça-feira (22).  A iniciativa teve como objetivo ressaltar os aspectos da Lei de Cotas, instituída em 1991, e também mostrar como esse público é produtivo e pode ajudar a impactar positivamente os negócios.

Com apoio da ACISBEC, o evento foi realizado pela SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo) por meio da Diretoria de Empreendedorismo Trabalho e Renda e da CTR (Central de Trabalho e Renda).

O vice-presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, disse que é importante conscientizar as empresas sobre a responsabilidade de contratar pessoas com deficiência não apenas pela obrigatoriedade de atingir a cota, conforme a Lei. “Há ainda a questão social e de oferecer oportunidade pra pessoas que são economicamente ativas”, afirmou.

A palestrante Carolina Ignarra e sócia fundadora da Talento Incluir, consultoria de diversidade e inclusão, contou parte da sua história vitoriosa e de empreendedora, que poderia ser apenas um capítulo de superação após o trágico acidente de moto em 2001 que a tornou paraplégica. Formada em Educação Física, é pós-graduada em dinâmicas dos grupos e especialista em neuroaprendizagem, ela precisou reinventar sua carreira profissional após o acidente. A sua empresa nasceu com o objetivo de promover a inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor.

“As empresas que não inovarem não sobreviverão. A Lei de Cotas não surgiu por acaso, ao contrário, foi criada pela questão social porque há muitas desvantagens, mas também pra incluir essas pessoas com capacidade técnica. Senão o país não evolui”, afirmou.

Carolina explicou que mais de 24% dos brasileiros, cerca de 45 milhões de pessoas, possuem algum tipo de deficiência. Apesar da importância e da obrigatoriedade da lei, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal ainda está muito abaixo do desejável.

Para ajudar a mudar essa realidade, ela disse que as empresas precisam querer e ter disposição.  “Mais que isso, é necessário transformar com a diversidade e usar isso como estratégia para os bons resultados nos negócios. Para tanto é preciso respeitar as diferenças e entender que as limitações físicas não mudam a capacidade técnica da pessoa. Além de contratar é preciso, respeitar, conviver e acompanhar em todo o processo”, ensinou.

O secretário da SDECT, Hirouki Minami, falou que é importante difundir a necessidade de incluir portadores de deficientes no mercado. “Muitos não conhecem o teor da Lei, mas é essencial dar oportunidade”, disse.

Outro evento – Será realizada oficina gratuita na ACISBEC dia 5 de junho (quarta-feira), das 18h às 22h, promovida pelo Sebrae. Com o tema Equipe Motivada, a ação visa contribuir para que as empresas alcancem melhores resultados por meio de estímulos. Informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 2131-4800.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

 




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo
Rua do Imperador, 14 - São Bernardo do Campo - 09770-310 - SP - acisbec@acisbec.com.br
(11) 2131-4800 / 4123-3100
Imagem