NOTÍCIAS

Comércio de São Bernardo começa antecipar Black Friday

01/11/2018

ACISBEC apoia promoção antecipada, especialmente para artigos do setor eletroeletrônico

Para preservar as vendas do Natal, os varejistas começaram a antecipar a Black Friday, tradicional liquidação do comércio, puxada por itens do setor eletroeletrônico. De acordo com a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) já acontecem ações isoladas, em São Bernardo, mas a tendência é que a prática tenha ainda maior adesão durante o mês de novembro. A data, que neste ano será em 23 de novembro, ocorre um mês antes do Natal, a melhor data para o comércio brasileiro em todos os segmentos.

Apesar de a Black Friday estimular as vendas, os empresários temem que a data, por estar muito próxima do Natal, atrapalhe o movimento, já que a tendência é o consumidor fazer opção pela promoção antecipada, principalmente porque já está com a primeira parte do décimo terceiro salário. “Quando chega dezembro, ele já gastou o seu dinheiro em novembro porque está sempre em busca das melhores promoções e preços. Para não perder a tradição das vendas no e-commerce, o comerciante prefere anunciar o evento antes mesmo da data oficial”, explica Valter Moura Júnior, vice-presidente da ACISBEC. 

Se para o consumidor, descontos atraentes num cenário de crise têm sido o grande apelo para antecipar as vendas, há lojistas que não consideram a mega liquidação um bom negócio. "Se formos analisar pelo lado comercial, pode haver aumentos de custos e gargalos na entrega", disse Júnior.

A intenção do consumidor de antecipar compras para aproveitar os descontos já foi identificada em edições passadas da Black Friday. Para a ACISBEC, adiantar a data é uma boa estratégia para evitar o reflexo negativo na principal data do ano, o Natal, quando o comércio registra o maior faturamento do período. “É possível que o lojista faça uma programação e aproveite as duas datas. A Black Friday ainda não é tão tradicional entre as lojas físicas quanto no e-commerce, então o comércio eletrônico pode apostar na promoção e garantir o seu melhor desempenho”, acrescenta.

A Black Friday é um evento do varejo marcado por descontos em diferentes lojas. O movimento começou nos Estados Unidos, no dia seguinte ao feriado americano Ação de Graças, e foi copiado por comerciantes de diversos países, entre eles, o Brasil.

 

Integração das lojas físicas e online

A ACISBEC também avalia que este tipo de data comemorativa incentiva o comércio local a estar integrado cada vez mais às tendências e inovações da multicanalidade, ou seja, a integração das vendas da loja física com a loja online (sites e redes sociais).

O comércio eletrônico tem crescido cerca de 30% ao ano, um volume expressivo e que exige dos comerciantes uma adaptação com as exigências dos clientes, que buscam por soluções imediatas na internet.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Atendimento à Imprensa

Niceia Freitas | (11) 9 9849-1965
niceia@atualimagemcomunicacao.com.br

Isadora Climaco | (11) 9 7354-8532
isadora@atualimagemcomunicacao.com.br

Acesse: www.atualimagemcomunicacao.com.br

Facebook.com/atualimagem

Novembro/2018



OUTRAS NOTÍCIAS