NOTÍCIAS

Entrevista RDTV: presidente da ACISBEC fala sobre as primeiras ações em busca da união regional

25/01/2023

Com as mudanças nos governos estadual e federal, e no modo de pensar a economia no País, as associações comerciais da região iniciaram uma movimentação para conseguir estratégias para aumentar sua voz em prol dos empresários. Em entrevista ao RDtv, nesta terça-feira (24/01), o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), Valter Moura Júnior, falou sobre as primeiras ações em busca da união regional.

Com um 2022 que terminou “abaixo do esperado” por causa das divisões na política, as associações comerciais iniciaram um processo de maior união para fortalecer a região com ações e ideias para empreendedores que querem apostar em uma das sete cidades.

Recentemente os representantes das sete instituições se reuniram em Santo André para buscar este início de entendimento, mesmo em associações que mudaram recentemente de diretoria como os casos de Diadema, Ribeirão Pires e até mesmo São Bernardo.

Segundo Valter, uma das primeiras iniciativas tratadas foi a possibilidade de entrar com ações judiciais em caso de situações que são vistas como prejudiciais para o empresariado. O exemplo ficou com a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) que obteve uma liminar para suspender o reajuste para R$ 6,50 no vale-transporte e colocando o valor em R$ 5, o mesmo que foi reajustado para as demais modalidades de tarifa do transporte público na cidade.

Outro ponto são as associações com Sebrae, Senai e a Faculdade do Comércio como formas de ajudar atuais e futuros empreendedores com cursos, principalmente no uso da tecnologia para a venda. “De modo geral, o foco principal dessa reunião é fomentar esse empreendedorismo. De que maneira? Trazer benefícios para o comércio, na sua representatividade também junto ao poder público, o que é muito importante”, explicou Valter.

Outro objetivo é estreitar ainda mais os laços com as prefeituras, e também com os governos do Estado e  federal. A ideia é buscar um modelo para que a união de todos esses atores possam corresponder em planos que façam a região retomar o desenvolvimento econômico, principalmente na indústria, área que causa muita preocupação entre empresários e trabalhadores, inclusive com ações sobre o assunto que foram desenvolvidas pela Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.

“Claro que trabalhar com a Agência de Desenvolvimento (é importante), todos esses atores são importantes, porque nós temos que nos unir. Agora, ainda está muito e com todas essas mudanças ainda não realizamos um planejamento do que pode ser discutido ou não. Estamos discutindo melhor tudo isso”, disse o empresário.

“Temos que pensar o ABC como um bloco. O ABC é grande, tem um potencial violento, sabemos disso, basta olhar na eleição, quantos candidatos vieram ao ABC para pedir votos. Inúmeras vezes nós fomos procurados, agora, da mesma forma temos que ter voz dentro desses governos também. É por isso que é importante o papel do ABC na política nacional, estadual e regional”, completou.

 

Veja a entrevista na íntegra em: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3212784/associacoes-comerciais-debatem-acoes-para-fortalecer-o-abc/



OUTRAS NOTÍCIAS