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Especialista lança desafio para pequenos negócios atuarem no inconsciente do consumidor

29/03/2013

A forma como as marcas entram na cabeça do consumidor e por quê razão se paga mais caro. As questões foram a tônica da palestra Marketing Digital-Inovação em Comunicação e Neuromarketing, desenvolvida por Fernando Kimura, especialista referência na área. O programa gratuito aconteceu na noite de quinta-feira (28) na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), lotou o auditório e teve a participação de cerca de 200 pessoas.

O evento foi realizado em parceria entre a ACISBEC, SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo), Sebrae e Sicredi. O vice-presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, abriu o evento e ressaltou a importância dessas ações e qualificações para evolução dos negócios.

Em sua palestra, Kimura apresenta o neuromarketing para as empresas entenderem como atuar no inconsciente do consumidor. A técnica explica a relação inconsciente da marca, produto ou serviço e o comprador. “O neuromarketing é o marketing das emoções, onde marca/produto e consumidor se relacionam de forma emocional”, afirmou.

As marcas hoje estão transformando seus consumidores em amantes dos produtos, os consumidores amam a marca, amam o produto, isso reverte em consumidores muito mais do que fiéis.

De acordo com o especialista, as pessoas não são tão racionais quanto deveriam. “As marcas mais valiosas do mundo têm emoção por trás, que é o engajamento emocional. Por isso, o empreendedor deve construir marcas que fiquem na lembrança do consumidor. Por exemplo, ‘não é uma Brastemp ou se é Bayer é bom”, comentou. As dicas para que o consumidor perceba uma loja, vendedor ou serviço está na chamada tríade da comunicação inconsciente, formada por atenção, memória e emoção. “Com esses três atributos, a chance de ser lembrado é maior. É fundamental que o empreendedor altere padrões, não seja igual a todos”.

Considerando que a maioria das decisões de compra é inconsciente, é preciso que os empreendedores, especialmente os pequenos negócios, lancem estratégias importantes que valorizem os produtos. “Não é porque um produto, marca ou serviço é popular que ele não é incrível. Ao contrário do que muitos pensam, vender mais caro pode ser o caminho para obter melhores resultados do que vender mais e mais barato. A inovação requer mais ousadia do que dinheiro. Por isso, o empresário deve transmitir emoções, sensações e sentimentos para as pessoas”, explicou.

As soluções para o crescimento dos negócios também passam pela inovação, segundo Kimura. “Essa é uma ferramenta que requer mais do que dinheiro: ou seja, ousadia. As pequenas e médias empresas têm menos medo de errar, menos complexidade e mais velocidade”, concluiu. A saída ainda é agregar valor ao produto para que ele seja mais valorizado.

Também participaram do evento, o secretário da Sdect, Hiroyuki Minami, e o gerente regional do SEBRAE no Grande ABC, Paulo Cereda.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

 

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