NOTÍCIAS

Momento econômico oferece vantagem para investir em franquias, dizem especialistas na ACISBEC

25/07/2019

Evento realizado na sede da Associação mostrou vantagens da modalidade

O Café com Franquias realizado na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) na manhã desta quinta-feira (25), debateu os diversos aspectos do setor de franquias e deixou importante mensagem para quem pretende fazer investimento em um negócio. ‘O momento é propício para o setor em função do momento econômico, que dá sinais de recuperação. Não à toa está em franco crescimento, pois essa modalidade não viu a crise’, concordaram os palestrantes durante o evento.

Realizada pela ACISBEC, a ação está em sua quinta edição e procura orientar associados e empreendedores. “O Café com Franquias nasceu da grande demanda na Associação de interessados em investir em um novo negócio. Por isso, procuramos atender essa necessidade trazendo empresas e profissionais que possam esclarecer sobre o tema e assim ajudar a economia da cidade, já que se trata de um segmento com menor risco de investimento e com grande potencial de gerar emprego”, disse Valter Moura Júnior, vice-presidente da ACISBEC.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Hiroyki Minami, esteve presente ao evento e disse que é um grande incentivador da atividade. “Essa iniciativa da ACISBEC vem de encontro com a política de trabalho e renda de São Bernardo porque nossa preocupação é diminuir o desemprego. Essa modalidade movimenta o comércio e gira a economia”, acrescentou.

Com o tema Franchising Aspectos Positivos e Negativos, a programação abordou temas sobre investimentos e riscos, como transformar uma marca em franquia e a importância da tecnologia para o setor.

Para mostrar que se trata de um mercado que oferece mais segurança, está em plena expansão, consolidado e com baixo risco de investimentos, especialistas divulgaram números do setor: atualmente existem quase três mil redes no Brasil com um faturamento de R$ 174 bilhões e crescimento de 7,1% (em 2018), conforme dados da ABF (a associação nacional do setor).  

“O Grande ABC é um mercado com grande potencial, já que aqui há muitos empreendedores, em geral ex-funcionários das montadoras, ainda jovens e que querem continuar a trabalhar”, disse Ailton Siqueira, sócio proprietário da Troow Gestão e Franchising. 

O executivo falou sobre as vantagens de transformar uma marca em rede de franquias. “Você faz um investimento no seu negócio usando capital de terceiros. Para que isso ocorra é necessário ter um projeto, análise, planejamento estratégico e de expansão, além de manuais e programa de treinamento. Isso se chama estudo de franqueabilidade”, explicou. De acordo com Siqueira, no mundo dos negócios próprios, a chance de não dar certo é de 25% nos dois primeiros anos da atividade. “Com uma franquia, esse índice cai para 3%”, afirmou.

Felipe Naresi, diretor de expansão da SMZTO, holding de franquias multisetoriais, disse que o modelo de negócio é viável porque oferece know how, expertise e anos de operação. “Dependendo do segmento, temos negócios com alta de 50% no faturamento”, completou. Os que mais tiveram crescimento em variedade de unidades foram as áreas de alimentação, entretenimento, beleza, saúde e bem-estar. Segundo o executivo, o perfil ideal para ter uma franquia é se identificar, ter capacidade de investimento e principalmente dedicação ao negócio.

Já o campo da tecnologia é fundamental para o sucesso da operação em qualquer área. “Os processos tecnológicos devem servir para ajudar o empresário e não tornar mais difícil. É indicado usar e abusar de aplicativos, quando possível ter o próprio. Também otimizar processos, fazer armazenamento de dados na nuvem, enfim o que for viável para o negócio”, disse Diego Almeida, responsável pela área de Expansão da Moura Informática.

A gerente geral da agência do Sicredi, recentemente instalada na Rua Marechal Deodoro, Daniele Pedreiro, adiantou que a cooperativa de crédito oferece vantagens financeiras para o setor. “Recursos menores em até 30% em relação aos oferecidos pelo mercado convencional. E ainda temos um diferencial, um plano de estudo e educação financeira para o empreendedor”, afirmou.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

 

 

 

 

 



OUTRAS NOTÍCIAS