• (11) 2131-4800/4123-3100 | SCPC: 08007074024 / 08007774024

CONSULTAS ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

O que o comércio regional espera para 2018

Após quatro anos de uma das mais profundas crises econômicas do Brasil, em que o Grande ABC, por sua peculiaridade e potencial econômico, é um dos primeiros a sentir os efeitos negativos, agora chega a hora de começar a respirar novamente. Em se tratando do comércio regional, a expectativa é de um cenário mais positivo.

O argumento é embasado na própria reação do mercado, com maior geração de vagas de trabalho, a produção industrial vai, aos poucos, eliminando a capacidade ociosa e ainda a redução da taxa de inflação com o consequente estímulo ao consumo.

Ainda que tenhamos um quadro de dificuldade, são sinais evidentes que fazem com que a economia comece a decolar. Nossa economia possui forte sazonalidade. Para ser diferente em 2018 é necessária a aprovação da reforma da previdência, dando segurança à retomada de investimentos no País, e geração de empregos. Tal cenário é possível,  mas será gradual, especialmente quando forem sendo conhecidos os candidatos às eleições e suas ideias para o País.

É importante que o empresário fique atento aos sinais de mudanças do consumidor, aos números do mercado de trabalho e dados de confiança. E se prepare para as vendas, pois elas virão! O pior já ficou para trás e no que depender do empreendedor a economia vai decolar porque o brasileiro, em geral, é criativo, ousado e tem garra.

Em ano de Copa do Mundo, sendo ainda o brasileiro apaixonado por futebol, o comércio de artigos esportivos tende a ter uma melhora. Em contrapartida, o varejo em geral reclama do baixo movimento em dias de jogos. São como feriados fora de época.

Contudo, a economia da nossa região é pujante, as sete cidades têm um PIB significativo, uma economia forte, das mais importantes do Brasil, abriga uma população de quase três milhões de habitantes com grande potencial de consumo. Em outras palavras, o nosso cenário regional para o comércio é atrativo e promissor!

VALTER MOURA,

Presidente da ACISBEC

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Atendimento à Imprensa

Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia@atualimagemcomunicacao.com.br

Isadora Climaco | (11) 97354-8523
isadora@atualimagemcomunicacao.com.br

Acesse: www.atualimagemcomunicacao.com.br

Facebook.com/atualimagem

janeiro/2018




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo
Rua do Imperador, 14 - São Bernardo do Campo - 09770-310 - SP - acisbec@acisbec.com.br
(11) 2131-4800 / 4123-3100
Imagem