• (11) 2131-4800/4123-3100 | SCPC: 08007074024 / 08007774024

CONSULTAS ONLINE

CÓDIGO    SENHA   

ACISBEC alerta sobre importância de as empresas se prepararem para o eSocial

Evento realizado manhã desta sexta-feira (22) lembrou projeto do governo federal que entra em vigor em janeiro

Com a obrigatoriedade do eSocial, programa implantado pelo governo federal, a partir de janeiro, as empresas devem se preparar para se adaptar ao novo sistema de envio de informações previdenciárias e trabalhistas via internet. O processo vai atingir cerca de 12 milhões de empresas em todo o Brasil.

Para esclarecer sobre o tema, a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) realizou na manhã desta sexta-feira (22) para seus associados, a palestra eSocial como Implantar de Forma Segura e sem Riscos, que abordou os principais desafios, processos e mudança cultural. Participaram cerca de 120 pessoas.

“Como o eSocial vai ser estendido para todas as empresas é fundamental os profissionais se atualizarem para não serem pegos de surpresa”, disse Valter Moura, presidente da ACISBEC.

O consultor Claudemir Leme Duarte, da CDL Consultoria Empresarial, alertou que a nova ferramenta vai modernizar a fiscalização trabalhista no Brasil, o que vai deixar as empresas mais expostas às vistorias pelo governo, já que o atual modelo físico não tem capacidade para averiguar as empresas. “Agora haverá um cruzamento de informações e aqueles que não se ajustarem vão estar sujeitos às multas”, explicou.

Entre os objetivos do eSocial está a arrecadação de impostos pelo governo. O especialista explicou que atualmente há uma média de 3% de fiscalização das empresas. “Isto vai mudar e a expectativa é a de que ocorra um aumento arrecadação de impostos de R$ 35 bilhões por ano”, afirmou.

Duarte adiantou que já foi lançada uma versão 2.4 do eSocial, que prevê algumas alterações da Reforma Trabalhista, que entram em vigor a partir de novembro. A também consultora Euza Bispo, da MSN Organizações, alertou a necessidade de as empresas contratarem empregados, consultorias ou fazer treinamentos para implantar o sistema. “O projeto aumenta a arrecadação, mas também garante direitos trabalhistas, já que tudo deve ser informado. É como se fosse uma folha de pagamentos”, acrescentou.

O eSocial é um projeto do governo federal que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal.

O evento contou com o apoio da VALID Certificação Digital, do Sicredi, sistema de cooperativa de crédito e da VTBus Consultoria de Benefícios.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros. O salão nobre, na cobertura, tem capacidade para 150 pessoas. A entidade é uma das que possui maior espaço edificado entre as associações comerciais do Brasil.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Atendimento à Imprensa

Niceia Freitas | (11) 9 9849-1965
niceia@atualimagemcomunicacao.com.br

Isadora Climaco | (11) 9 7354-8523
isadora@atualimagemcomunicacao.com.br

Acesse: www.atualimagemcomunicacao.com.br

Facebook.com/atualimagem

Setembro/2017

 




<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo
Rua do Imperador, 14 - São Bernardo do Campo - 09770-310 - SP - acisbec@acisbec.com.br
(11) 2131-4800 / 4123-3100
Imagem