NOTÍCIAS

Artigo: Esperança em dias melhores

21/12/2021

*Valter Moura

Todos sabem que chegamos com dificuldade ao fim deste 2021. Mas, se estamos aqui, continuaremos firmes e fortes. E é assim que seguimos para o próximo ano. As dificuldades continuam e os desafios estão no caminho para serem superados. Com grande parte da população-alvo vacinada, a expectativa é a de que o cenário econômico seja de recuperação.

Para o próximo ano, a perspectiva nos negócios é boa no município e a Associação vai trabalhar em prol da captação de novos associados, além de continuar a disponibilizar serviços e promover parcerias com o poder público e iniciativa privada.

No período de pandemia, todos precisamos nos reinventar. Muitos fecharam as suas portas encolhendo o mercado de trabalho.

Apesar do cenário, que foi preocupante, em São Bernardo do Campo, 60 mil MEIs (microempreendedores individuais) regularizaram seus negócios durante este ano. E isso está ligado diretamente com a questão do desemprego porque quem sai do mercado de trabalho formal acaba tendo dificuldades para se recolocar e enxerga a abertura de um novo negócio como solução. Sim, solução porque a atividade gera renda e emprego.

Durante um processo de recuperação da economia, os trabalhadores acabam enxergando uma luz no fim do túnel para montar o próprio negócio. Aliado a isso está o processo simplificado para abrir a micro ou pequena empresa.

Especificamente na nossa Região e, ao longo dos anos, o setor do comércio e serviços assumiu papel protagonista, portanto, a nossa missão foi cada vez mais buscar por melhorias na prestação de serviços aos associados. Uma delas foi o acompanhamento e evolução da tecnologia. 

Todo e qualquer trabalho e empenho se justificam. Os números falam por si. São cerca de 15 mil estabelecimentos comerciais cadastrados na Prefeitura, representando um comércio dinâmico, variado e que contempla todos os segmentos. Temos os shoppings, centros comerciais, grandes redes varejistas e as lojas de rua. Sem contar no setor supermercadistas no modelo atacarejo, que une os dois tradicionais formatos de comercializações, o atacado e varejo que, a cada dia engrossam a lista de estabelecimentos ampliando a oferta e opções para a população.

Quanto às lojas de rua, somente na Marechal Deodoro, temos estabelecimentos comerciais de grandes redes varejistas, micro e pequenos comerciantes, além de galerias comerciais espalhadas e agências bancárias como Itaú, Santander, Bradesco e Sicredi e outros. Geralmente no local circulam em média 30 mil pessoas /dia e em épocas de Natal, esse número chega de 60.000 pessoas /dia.

Estamos em uma cidade imponente e emergente e temos muito orgulho em ser uma entidade que representa parte dessa pujança. Continuamos ao lado do empresário e defendendo a livre iniciativa. E, mais do que nunca, na torcida por dias melhores!

*Valter Moura é presidente da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo)

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

Dezembro/2021



OUTRAS NOTÍCIAS